Se Deus é Bom Porque Existe Maldade no Mundo?

By | 19:15 Deixe um comentário

Muitos se prendem na dúvida de que, se realmente Deus existe, não existiria maldade, e usam este argumento como fundamento de sua descrença. Porém, se analisarmos esta referência com mais intensidade, veremos que esta justificativa não poderá ser mantida, pelo fato da própria Escritura julgar este argumento como contraditório.

No livro de Gênises, Deus diz ao homem, que "seria tentado pelo próprio desejo, mas cumpriria a ele dominá-lo", em uma outra versão, o início da passagem foi traduzida como: "se tivesse feito o certo estaria sorrindo". Já no livro de Deuterônomio, Deus o apresenta dois caminhos, o do bem e o do mal, e aconselha-o a seguir pelo o do bem, porém dá-lhe a liberdade de escolher. Deus faz uma distinção entre o certo e o errado, o bem e o mal, e apresenta ao homem a oportunidade da escolha.

Vê-se aos montes, a necessidade de lutar por uma causa, e se sentir parte dela. Essa necessidade se origina da vontade de se afirmar, e dizer que é alguém. Normalmente as causas aderidas, são sempre "contra" um órgão de grande poder, ou uma instituição que tem prejudicado de alguma forma algo ou alguém. Desde o começo da criação, até os dias de hoje o homem tem "lutado" contra o mal, e a favor do bem. Este sentimento é intrínseco, e encontra-se dentro de cada um.

Porém, vemos inúmeras tragédias e desigualdades que ainda reverberam em nossa sociedade, tais surgiram como consequências das escolhas gananciosas do homem. Cientificamente e teologicamente falando, os primeiros grupos humanos surgiram no continente africano, por esta causa, teriam mais tempo de se desenvolverem, porém nos dias de hoje, a África é considerado um dos continentes mais pobres do mundo. As maiores causas, são a exploração e a má distribuição das riquezas, que acabam ocasionando guerras, fome, desnutrição e morte. Ou seja, as escolhas feitas pelo o homem são capazes de ocasionar malefícios, ou benefícios.

O que quero dizer, é que a escolha é nossa, e a consequência também! A maldade existe, não por Deus ser mau (ou por ele não existir), mas por oferecer ao homem a liberdade de escolha. Às vezes pode ser mais fácil terceirizar a culpa, porque assim, ninguém fica com a responsabilidade de solucionar o problema, porém para não ter que solucionar o erro, o certo é não cometê-lo, mas se já for tarde, devemos nos conscientizar dele, e corrigi-lo.

As perguntas feitas pelo homem, sobre a maldade que existe, é consequência do próprio. Nós como cristãos, devemos estar cientes desta realidade e agirmos como agentes de transformação, para que deste modo, viemos a colher as consequências positivas de nossas decisões, e as futuras gerações usufruírem daquilo em que tanto lutamos.
Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: