Reconciliação

By | 15:30 Deixe um comentário

No Evangelho de João, é notório ver Jesus quebrando várias das tradições da época. Jesus encontrava-se na casa de um pecador, e assentado com publicanos, foi questionado pelos fariseus, pois não era de se esperar que Jesus sendo Mestre se assentasse junto aos pecadores. E quando questionado pelos fariseus, declara umas das frases mais libertadoras: "Eu não vim para os sãos, mas para os doentes, não vim para o justos, mas para os pecadores." E ele acrescenta: "Misericórdia quero, e não sacrifícios."

Os fariseus tinham grande conhecimento de sobre a Torá, mas pouquíssimo conhecimento de seu Deus. Tanto que, quando Jesus veio em carne e se manifestou entre os homens, os fariseus não o reconheceram como Messias, e procuravam mata-lo, pois discordavam de seus ensinamentos.

Na passagem da mulher adúltera, quando pega em adultério, os saduceus e fariseus a levaram perante Jesus e o confrontaram dizendo: "Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres apanhadas em adultério, que dizeis a isto?" Perguntavam desta forma, afim de tentarem a Jesus. Diante disso, Jesus disse: "Quem de vós estiver sem pecado,seja o primeiro a atirar a pedra." Sentindo-se acusados pela própria consciência, retiravam-se um por um, até não sobrarem mais.

De acordo com a Torá, aquela mulher tinha que ser apedrejada, mas Jesus escolheu agir por outra forma, ao invés de condenar, trouxe reconciliação, e disse-a: "Mulher, onde estão os que te condenavam? Não te acusam mais?." E concluiu: "Vá e não peques mais."

Tenho certeza, que diante dessa experiência, de ter tido um encontro com a própria Graça, aquela mulher não foi mais a mesma. Ela encontrava-se diante de tantos acusadores e diante de tanta condenação, que talvez para ela não havia mais esperança, mas, ao ter tido um encontro com o Senhor, a sua vida foi restaurada e sobre ela não havia mais condenação. Jesus escolheu usar da graça ao invés da condenação, ele escolheu usar do amor e compaixão ao invés da acusação e perseguição.

Diante desta história, percebo que Jesus não veio para os que se acham justos ou santos, mas pelo contrário, Jesus veio especialmente para os injustos e pecadores. Nosso papel como cristãos, deve ser primeiramente de auto-conscientização, conhecendo-nos a nós mesmos, nossas limitações, erros, imperfeições, tentações e pecados. Com isso em mente, pensaremos duas vezes ao julgar e condenar. E por segundo, aprender a seguir os passos de Jesus, usando da misericórdia. Tendo como verdade, que a misericórdia é justamente para aqueles que não merecem receber dela.

"Portando, Deus enviou seu Filho ao mundo, não para condena-lo, mas para trazer reconciliação."
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: